sexta-feira, 14 de outubro de 2011

História dos Sistemas de Apoio à Decisão

Não existe nenhuma definição universal e única quando se fala de Sistemas de Apoio à Decisão. Essencialmente, um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um conjunto de procedimentos orientados à tomada de decisão. A tomada de decisão é a escolha de uma ou mais soluções para chegar a um objectivo.


História dos SAD

Os Sistemas de Apoio à Decisão surgiram no final dos anos 50, início dos anos 60 mas só nos anos 70 começaram a ser objecto de estudo intensivo, até final dos anos 80. Inicialmente, estes sistemas eram apenas orientados a modelos, ou seja, eram mais utilizados para apoiar a decisão humana, através de algoritmos criados através de sistemas informáticos. Só nos anos 90 é que começaram a ser orientados a dados, através da utilização de Data Warehouses (DW) e OLAP (Power, 2002).
Com o passar dos anos, os SAD começaram a ser desenvolvidos para diferentes sectores, com objectivos específicos.

Características dos SAD

Segundo a investigação de Steven Alter (1980), podem-se identificar três características fundamentais dos SAD:
  • são criados para facilitar a tomada de decisão;
  • devem apenas apoiar a decisão e não tomá-la automaticamente;
  • devem ser versáteis e responder rapidamente a mudanças.

Principais Tipos de SAD

Os dois principais tipos de sistemas são os orientados a modelos e os orientados a dados.

1. Orientado a modelos

Os SAD orientados a modelos incluem sistemas que se apoiam em diversos modelos, tais como modelos relacionais ou algoritmos. Estes sistemas utilizam dados e parâmetros fornecidos pelos utilizadores para os apoiar numa decisão. Usualmente não são necessárias grandes quantidades de dados, apenas uma pequena porção específica ao problema.

2. Orientado a dados

Os SAD orientados a dados utilizam uma grande quantidade de dados estruturados para análise. Estes sistemas incluem sistemas analíticos e de DW. Os sistemas de Business Intelligence são um exemplo deste tipo de sistemas, que têm acesso e possibilidade de manipulação de grandes quantidades de dados, com carácter histórico, o que facilita, por exemplo, a análise de grandes períodos do tempo, de forma a encontra padrões.

Referências

Power, D. (2002). Decision support systems: concepts and resources for managers.