Introdução
Antes de desenvolver o tema, é necessário responder a uma questão fundamental: O que é um Balanced Scorecard?
Um Balanced Scorecard (BSC) é um método de medição e gestão de desempenho desenvolvido por Kaplan e Norton, em 1992. Tem por base Indicadores de Desempenho (KPI's) que medem o sucesso ou insucesso da organização. O BSC foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação de performance empresarial. Porém, a sua aplicação em empresas proporcionou o seu desenvolvimento para um modelo de gestão estratégica.
Ao longo da sua evolução, foram destacadas as seguintes características de um BSC:
1. Medidas financeiras e não financeiras, relacionadas aos objectivos estratégicos da empresa e agrupadas em quatro perspectivas, denominadas originalmente por "Financeira", "Cliente", "Processos Internos" e "Inovação e Aprendizagem", sendo as duas últimas renomeadas para "Processos Internos de Negócio" e "Aprendizagem e Crescimento";
Figura 1. Perspectivas de um Balanced Scorecard. |
2. As medidas devem ser escolhidas de tal forma que conquistem o comprometimento da liderança, traduzindo-se tanto no seu acesso privilegiado a informações estratégicas, bem como no seu suporte à comunicação da estratégia;
3. Uma forma de representar relações de causa-efeito entre os objectivos estratégicos, bem como os seus indicadores, classificados entre indicadores de performance (leading) e indicadores de resultado (lagging).
Benefícios
A utilização de um BSC traz diversos benefícios a uma organização, tais como:
A utilização de um BSC traz diversos benefícios a uma organização, tais como:
- Alinhamento de indicadores de resultado com indicadores de tendência;
- O BSC considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia;
- Comunicação da estratégia;
- O BSC é direccionado e focado nas acções;
- O BSC é um instrumento flexível e considera o planeamento estratégico um ser vivo a ser testado e monitorizado continuamente;
- Alinhamento da organização com a estratégia;
- Promove a sinergia organizacional;
- Constrói um sistema de gestão estratégica e vincula a estratégia com planeamento e orçamento.
Desafios
Por vezes, é bastante complicado definir qual a melhor estratégia a ser utilizada. Daí advém o facto de ser ainda mais complicado definir quais as métricas a usar e quais os targets a atingir. Além disso, todos os colaboradores da empresa devem ter conhecimento da estratégia e das métricas utilizadas. Daí ser também necessário fazer o desenho do mapa estratégico, de forma a informar todos os envolvidos na organizações de qual a estratégia, missão, visão e valores.
Pitfalls
O BSC não é uma ferramenta adequada a todos os tipos e tamanhos de negócio. Eis alguns pitfalls:
- Pode ser visto como uma "moda";
- O patrão quer ter um BSC - mesmo que não precise;
- Pode ser usado como um sistema "stand-alone";
- Usar sem saber porquê;
- Pressa em obter resultados;
- Demasiadas iniciativas e métricas;
- Estratégia fraca.
Referências
Kaplan and Norton (1996). The Balanced Scorecard: Translating Strategy In Action. Boston: Harvard Business School Press.
Professora Elsa Cardoso (2011): Apontamentos e documentação em formato digital, facultados no âmbito do MSIAD do ISCTE-IUL.
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